"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Alicerce: termo importante para a Política


Larissa Gama

O alicerce é importante para todo tipo construção civil. No mundo político não é diferente: para se construir um país baseado na boa cidadania é necessário compreender como funciona o topo e a base do poder político. É fundamental!

A idéia de poder é, muitas vezes, comparada a uma pirâmide:  o grande encontra-se no topo e o menor localiza-se na base. Contudo, quando se observa bem, percebe-se que a base é maior que o topo.

Quando se olha bem para a pirâmide imaginária constata-se que o topo é não só menor que a base como também menos necessário que a mesma! Observe: dizer que algo é menos necessário não significa dizer que não é necessário. Assim é a idéia da palavra Fundamental: um conceito extremamente importante não só na sua significância, mas principalmente na sua utilidade! E este termo encontra-se não no topo da nossa pirâmide imaginária: localiza-se na base.

A razão de se entender que o topo parece ser mais importante do que a base encontra-se na nossa lógica de que o que é mais importante está em cima e o menos importante está em baixo. Contudo, atentando-se firmemente, não é necessário inverter a pirâmide para colocar a base como mais importante do que o topo.

A pirâmide necessita, deve e tem que ser do jeito que é: o topo em cima, a base em baixo. Sabe por que? Porque a importância da base reside justamente no fato de ela se encontrar em baixo do topo! Por qual motivo? Pela razão de que, se a base não se encontrasse abaixo do topo, este não dependeria da mesma como seu sustentáculo.

A importância da base é fundamental, pois sem a base o topo não existiria. Este conceito é imprescindível para o conceito de cidadania, para a nossa visão otimista e confiante de nós como povo.

O Poder encontra-se no topo, os cidadãos encontram-se na base e, por causa disso, é o povo maior e elevado em importância do que o Poder no sentido de que aquele é quem valida, constitui e sustenta o Poder daqueles que o próprio povo colocou no topo! Sem os cidadãos o Poder não tem sua razão de existir, não pode vir a ser sem os indivíduos que são a razão primeira da sua constituição no Topo, da Administração.


E, assim como a base é maior em tamanho, o Povo é maior do que aqueles que são constituídos de Poder em número. Assim como o Poder, para ser legítimo, precisa ser apoiado pelo Povo, assim o faz a base com o topo da nossa pirâmide imaginária, sem necessitar ser invertida.

Então, qual é a significância do termo fundamental? Não é senão o alicerce de algo,  e este não se encontra no topo, mas na base. O topo não se mantém por si mesmo, quem o segura é a base, a qual vem antes daquele e é ela que o sustenta e valida. O topo precisa da base, mas esta não deixa de subsistir sem aquele, sendo ele somente a extensão da base. Assim também o Poder de um povo é tão somente a extensão daquele povo. Se é um povo atuante, que faz valer os seus direitos, que não é negligente nem omisso com seus Pactos Sociais, então o Poder deste povo será um verdadeiro promotor de direitos e deveres em sua sociedade, de forma a ser a extensão dos valores básicos consagrados pelo seu alicerce, o povo.

Se o Poder que rege um povo não reflete a sua base, ou seja, não é a extensão da essência e dos anseios do povo, isso significa que a própria base dele está debilitada ou inativa.

Igualmente, a Magna Carta de uma Nação consiste no Topo político dela, pois nada mais é do que a extensão da essência sólida dos valores e hábitos intrínsecos daquele Povo.

Vê-se que, quando se tem a sensação de que o topo deixa de depender da base, percebe-se que ele tende a extinguir-se por si próprio por falta de sustentação, pois da base ele é servido e por este motivo não pode deixar de "beber" da fonte daquela base. Uma sociedade de verdadeiros cidadãos é aquela que  não só entende, mas tem como hábito, como costume compreender que aqueles que detém o poder deixam de o ser quando deixam de servir o Povo da mesma maneira com que é servido.

Este conceito não é novo, mas infelizmente é um conceito muito desconhecido por parte dos entes políticos da maioria, senão todas, das nações que se auto intitulam Democráticas de Direito.


Base e topo se complementam, existem juntas e possuem sua razão de ser e sua própria importância! 

Poder e povo, igualmente. Ambos precisam exercer suas funções, caso contrário o caos é certeiro. Um povo omisso gerará soberanos negligentes e uma nação assim não subsistirá! 

Portanto, está mais do que na hora, principalmente no Brasil nesse período eleitoral, de refletir sobre o corpo político-coletivo como um todo e fazer, depois, os devidos reparos, pois somente assim construiremos um Estado Político capaz de suprir as ânsias de seus cidadãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário