"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

sábado, 10 de dezembro de 2011

O que o Brasil tem de melhor


A corrupção é sem dúvida um dos limitadores do desenvolvimento brasileiro. Todos os dias surgem notícias de novos e mais elaborados casos de corrupção.


A corrupção não é monopólio do setor público. Ela se dá, na maioria dos casos, entre um agente público e um privado. Para cada deputado ou vereador que aceita uma propina, do outro lado do balcão está um empresário ou um simples cidadão fazendo o pagamento ou dando “aquela mãozinha” na hora da campanha.


Quais as causas da corrupção que hoje assistimos todos os dias na televisão e no rádio? De onde ela surgiu? Devemos nos espantar cada vez que for demitido um ministro de estado sob denúncias de corrupção?


A classe política é endógena, ela é escolhida pelo povo. Nas últimas décadas, o brasileiro concluiu que não tem problema roubar, quebrar sigilo bancário, distribuir propina ou deixar as crianças sem merenda escolar. Afinal, o brasileiro comete pequenos crimes no seu cotidiano: passa com sinal fechado, usa software pirata, assiste à programação da TV à cabo com o aparelho da Net-Cat, rouba produtos no supermercado, sonega impostos etc.


Recentemente, o brasileiro também gostou da ideia de receber sem trabalhar, se aposentar sem contribuir para a Previdência Social e passar de ano sem ter que estudar. Descobriu que é legal ter uma vaguinha reservada na faculdade e que é bom tomar um crédito com juros subsidiado.


Isso não vale só para os indivíduos e famílias. Vale também para os empresários. Eles se acostumaram às negociatas e a não ter concorrentes. Competição? Agências Reguladoras? Não são necessárias, pois teremos grandes empresas brasileiras. E se vier competição do exterior? O que fazem os grandes empresários brasileiros? Demandam um aumento de IPI ao governo e depois, na hora da campanha, retribuem o favor.


Isso mesmo, do outro lado do balcão da corrupção sempre tem um agente privado. Não esqueça disso!


Vem aí a Copa do Mundo? Estádio público, é claro! Tudo muito simples. Eles põem a mão no bolso do pessoal e fazem a máquina funcionar. Não sem antes dar aquela superfaturadinha e embolsar o “vosso”. E a população? Vota novamente na próxima eleição e ainda vai dizer que fizeram mais do que o antecessor.


E os corruptos que são descobertos? Esses ficam soltos porque, afinal, somos todos brasileiros. Muitos se identificam com o bandido, pois muitos já pediram desconto se o produto não tiver nota fiscal na hora da compra. E a Justiça? Bem, esta também tem muitos brasileiros que passaram em concursos públicos e que também se identificam com os corruptos. E os médicos do SUS? São também brasileiros. Muitos assinam um contrato de 8 horas e trabalham 4. São muitos os casos e situações. Todas com suas devidas exceções, obviamente. Nem todo mundo é corrupto.


E assim vai, todos são brasileiros. É tudo endógeno! Os políticos e suas decisões são um reflexo da sociedade brasileira. É o brasileiro na sua imagem mais cristalina. Segundo alguns, é o que o Brasil tem de melhor.


E porque parece que a corrupção só aumenta? Com o aumento da renda e do tamanho do Governo, os casos de corrupção cresceram exponencialmente. Nada fora do normal. Cresceu o bolo, cresceram os participantes da festa e cresceram os tamanhos das fatias. Só isso. Não se espante com a “queda” de mais um ministro. Um outro entrará no lugar dele.


Mais um exemplar do que o Brasil tem de melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário