"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Carta da Princesa Regente



- Caro Sr Visconde de Santa Vitoria


Fui informada por papai que me colocou a par da intenção e do envio dos fundos de seu Banco em forma de doação como indenização a os ex-escravos libertos em treze de maio do ano passado, e o sigilo que o Sr Pediu ao presidente do gabinete para não provocar maior reação violenta dos escravocratas.


Deus nos proteja si os escravocratas e os militares saibam deste nosso negócio pois seria o fim do atual governo e mesmo do Império e da Casa de Bragança no Brasil. Nosso amigo Nabuco além dos Srs. Rebouças, Patrocínio e Dantas, poderão dar auxilio a parti do dia 20 de novembro quando as Câmaras se reunirem para a posse da nova legislatura. Com o apoio dos novos deputados e os amigos fiéis de papai no senado será possível realizar as mudanças que sonho para o Brasil!


Com fundos doados pelo Sr teremos oportunidade de colocar estes ex- escravos, agora livres em terras suas próprias trabalhando na agricultura e pecuária e delas tirando seus próprios proventos. Fiquei mais sentida ao saber por papai que essa doação significou mais de 2/3 da venda de seus bens, o que demonstra o amo devotado do Sr pelo Brasil. Deus proteja o Sr e toda a sua família para sempre!


Foi comovente a queda do banco Mauá em 1878 e a forma honrada e proba porém, infeliz, que o Sr e o seu estimado sócio, o grande Visconde Mauá aceitaram a derrocada, segundo papai tecida pelos ingleses de forma desonesta e corrupta. A queda do Sr Mauá significou uma grande derrota para o Brasil!


Mas não fiquemos mais no passado, pois o futuro nos será promissor, se os republicanos e escravocratas nos permitirem sonha mais um pouco. Pois as mudanças que tenho em mente como o Sr já sabe, vão além da libertação dos cativos. Quero agora dedicar-me a liberta as mulheres dos grilhões do cativeiro domestico, e isto será possível através do Sufrágio Feminino! Si a mulher pode reinar também pode votar!


Agradeço vossa ajuda de todo meu coração e que deus o abençoe!


Mando minhas sudações a madame a Viscondessa de Santa Vitoria e toda família.



Muito de coração ISABEL

2 comentários:

  1. Perdemos o século XX para o oportunismo dos republicanos brasileiros... como diria Manuel Bandeira... um século de Brasil, "que poderia ter sido e que não foi"...

    ResponderExcluir
  2. Isto tinha que ser gritado e mostrado a escritora Mary del Priore. Ela que deformou a história desta grande senhora que merece todos os elogios. Pena não ter sido nossa imperatriz.

    ResponderExcluir