"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

sábado, 30 de maio de 2009

O Futuro da Monarquia Britânica

07/04/2005



As dúvidas políticas e legais do casamento entre Charles e Camilla



da France Presse, em Londres


Os preparativos do casamento do príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, e Camilla Parker-Bowles despertaram uma série de dúvidas legais e políticas, entre elas, se no futuro haverá uma "rainha Camilla".

Para discutir a legalidade do casamento, os juristas britânicos recorreram à emaranhada história por trás dos casamentos reais.

A lei 1772 de Casamentos Reais, atualizada em várias oportunidades --a última vez em 1949-- pede à monarquia que dê sua aprovação à união após consultas ao primeiro-ministro.

Se sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, tivesse repudiado a união, o príncipe Charles poderia ter se casado da mesma forma, mas correria o risco de receber o veto do Parlamento.

Leia algumas das dúvidas legais sobre o casamento:

Alguém poderia ter advertido para que Charles não voltasse a se casar?
Onze advertências de várias pessoas foram apresentadas no Registro Geral da Inglaterra e Gales. Várias destacaram que um membro da família real deve se casar perante a Igreja, um requisito que teria impedido o ato, já que a autoridade eclesiástica da Inglaterra se opõe aos casamentos entre divorciados.
No entanto, o mencionado Registro estabelece que o casal poderia se casar sob a Convenção Européia de Direitos Humanos.

Por que houve tantas mudanças de lugar para a cerimônia de casamento?
Charles e Camilla se casarão como cidadãos comuns na prefeitura de Windsor, após terem planejado celebrar o casamento na capela do Castelo de Windsor, residência de fim de semana da família real, a oeste de Londres.
Uma autorização de casamento neste castelo teria permitido a outros casais comuns se casar ali por três anos.

Por que a rainha se manterá à margem do casamento civil?
O Palácio de Buckingham, residência principal da rainha em Londres, informou que Elizabeth 2ª respeita o desejo do casal de celebrar uma cerimônia simples.
No entanto, alguns especialistas acreditam que a rainha teme que Charles diminua o prestígio na monarquia, não só por se casar no civil, mas por celebrar a cerimônia na prefeitura.

Por que é melhor que a noiva de Charles seja protestante?
A Lei do Consentimento de 1701 dispunha que os católicos fossem excluídos da sucessão ao trono, numa época em que o catolicismo era a única religião conhecida além da protestante.
Se Camilla tivesse sido católica, poderia se casar com Charles, mas não seria admitida como rainha.
O primeiro marido de Camilla era católico e esta informação despertou suspeitas em alguns momentos. Ainda se desconhece como a Grã-Bretanha reagiria a uma noiva budista, judia ou muçulmana.

Como o futuro chefe da Igreja da Inglaterra, título que obterá quando subir ao trono, pode casar-se com uma divorciada?
A Igreja Anglicana rejeita oficialmente o casamento entre divorciados. A Igreja considera Charles viúvo, apesar de ter se divorciado da princesa Diana em 1996, um ano antes da trágica morte dela em um acidente de carro, em Paris. Camilla, ao contrário, é considerada divorciada.
O casal, que é bem visto pelos mais altos dignatários da hierarquia eclesiástica, se esquiva do problema com o casamento civil.
De qualquer forma, Charles e Camilla receberão uma simples bênção religiosa na capela do castelo.

Que título terá Camilla após o casamento?
Camilla será chamada de Duquesa da Cornuália, um dos vários títulos que obterá de forma automática como esposa do herdeiro do trono, que é mais conhecido como Príncipe de Gales.
O de maior prestígio será justamente o de Princesa de Gales, mas a família real aparentemente decidiu evitar que ela receba esse título, amplamente associado à princesa Diana.

Quais serão as suas funções após o casamento?
Camilla se tornará Sua Alteza Real, acompanhará o marido nas missões oficiais e será a segunda mulher mais poderosa do Reino Unido, depois da rainha, mas não terá um papel constitucional.

Charles chegará a ser rei? Quando?
A rainha Elizabeth 2ª tem 78 anos. Com freqüência afirma que espera reinar até a sua morte e que não abdicará. Se chegar a viver 101 anos, como sua mãe, Charles terá 79 anos quando subir ao trono.
O príncipe de Gales nunca sugeriu que renunciará antes de ser rei. A rainha, por sua vez, tem rejeitado a idéia de que a coroa passe direto para a próxima geração, ao príncipe William, filho mais velho de Charles.

Que título terá Camilla se Charles for rei?
A família real afirmou, no dia do anúncio do casamento, em fevereiro passado, que nunca haverá uma rainha Camilla. Se Charles subir ao trono, sua esposa será princesa-consorte, segundo a casa real.
No entanto, o governo britânico reconheceu que Camilla será automaticamente rainha se o herdeiro do trono britânico subir ao trono, a não ser que haja uma alteração na lei.
O casamento de Charles e Camilla não é "morganático", lembrou o secretário de Estado para assuntos constitucionais, Christopher Leslie.
Este termo se refere ao casamento entre um príncipe ou nobre com alguém de linhagem inferior, que ao se casar não assume o título.




fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u50219.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário