"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

sexta-feira, 25 de julho de 2008

S.A.I.R D.Antonio João do Brasil




Dom Antonio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança e Wittelsbach , Príncipe do Brasil, Príncipe de Orleans e Bragança, nasceu em 24 de junho de 1950, na Cidade do Rio de Janeiro.

É o sétimo filho, sexto varão, de S.A.I.R. o Príncipe Senhor D. Pedro Henrique (*1909 †1981), Chefe da Casa Imperial do Brasil e Príncipe de Orleans e Bragança e de S.A.R. a Princesa Maria da Baviera (*1914).

Seu padrinho era o Arquiduque Geörg da Áustria (*1905 †1952), Príncipe da Toscana, etc., e sua madrinha é a tia materna, a Princesa Eleonore da Baviera (*1918), Condessa Viúva Konstantin de Waldburgo-Zeil-Trauchburgo.

O Príncipe D. Antonio João é atualmente o 3º na Ordem de Sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil, visto que é o herdeiro imediato dos direitos de seu irmão, o Príncipe Imperial D. Bertrand (*1941), e este o é por sua vez do Príncipe Senhor D. Luiz (*1938), atual Chefe da Casa Imperial e de jure Imperador do Brasil.

D. Antonio passou grande parte de sua juventude numa fazenda na Cidade de Jacarezinho, Estado do Paraná, onde a Família Imperial brasileira viveu de 1951 a 1964.

Lá, ele e seus onze irmãos e irmãs receberam de seus pais uma educação austera, baseada nos mais genuínos valores morais e religiosos brasileiros.

Preocupava-se sobretudo D. Pedro Henrique com a transmissão aos filhos da fidelidade aos princípios monárquicos e cristãos que eles, enquanto Príncipes do Brasil, ainda que o País estivesse sob o regime republicano, deveriam não só representar mas encarnar.

Desta maneira, a formação dos nossos Príncipes foi alicerçada nos pilares da doutrina da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Dos pais, D. Antonio também recebeu a prática da Língua Francesa, na qual tem fluência, além do Português - domina ainda o Idioma Espanhol e compreende o Alemão e o Inglês - e herdou o talento com as artes manuais, sendo aquarelista de renome.

O Príncipe concluiu seus estudos secundários em Vassouras (RJ), e formou-se na Faculdade de Engenharia Civil, pela Universidade de Barra do Piraí (RJ), tendo ainda realizado um estágio em Erlangn, na Alemanha.

Aliás, foi exatamente em Munique, capital do antigo Reino de sua mãe, a Baviera, que ele conheceu sua prima distante (em 7º e 8º graus) e futura esposa, a Princesa Christine de Ligne (*1955), durante as férias de Natal de 1980.

No ano seguinte, em 26 de setembro, S.A.I.R. Dom Antonio João do Brasil desposava, na presença de inúmeros membros da Realeza européia, S.A. Christine de Ligne, da Família Principesca belga desse nome e sobrinha de Jean I, então Grão-Duque Reinante de Luxemburgo.

O casamento foi celebrado na Igreja de São Pedro de Beloeil pelo então Núncio Apostólico em Bruxelas, Monsenhor Eugène Cardinale, e teve as bênçãos de S.S. o Papa João Paulo II.
Dessa abençoada união matrimonial, comemorada com enorme júbilo pelos monarquistas brasileiros, por garantir a essencial continuidade dinástica na Família Imperial, nasceram quatro infantes: SS.AA.II.RR. os Príncipes D. Pedro Luiz (*1983), D. Amélia (*1984), D. Rafael Antonio (*1986) & D. Maria Gabriela Fernanda (*1989).

O Príncipe D. Antonio João reside com sua família em Petrópolis, no Estado do Rio.

Sua Alteza é Grã-Cruz das Imperiais Ordens de D. Pedro I e da Rosa e da Ordem Constantiniana de São Jorge, da Casa Real das Duas Sicílias, possuindo inúmeras condecorações das mais variadas Cidades brasileiras que já visitou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário