"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

sexta-feira, 16 de maio de 2008

O Parlamentarismo.


O sistema Parlamentarista seja Republicano ou Monarquias, funciona da seguinte forma:

Há um poder Executivo dual, de um lado o Chefe de Estado ( Presidente da Republica ou no caso da Monarquia um Rei ou Imperador), que apenas supervisiona os atos do governo, sem manda na administração, são figuras "Representativas da Nação".

Quem governa na verdade é o Chefe de Governo em geral Primeiro-Ministro, também chamado de Presidente do Conselho de Ministro ou Chefe de Gabinete. Ele é o governante do Estado, quem administra o País. Ele surge a parti do dialogo da Câmara dos Deputados, o Parlamento com o Chefe de Estado: Presidente ou Imperado se for o caso.

O Chefe de Estado escolhe o Chefe de Governo (Primeiro-Ministro) de acordo com a maioria parlamenta e este organiza a equipe de ministro que ira administra o País.

O Primeiro-Ministro sera o líder dessa equipe, o Ministério escolhido por ele e que devera sempre ter a maioria Parlamenta.

Para ser investido no cargo, o Primeiro-Ministro comparece-se perante o Parlamento (Câmara dos Deputados) e apresenta o programa de governo, os Ministros escolhidos para receber dos parlamentares um voto ou moção de confiança que garante sua posse no governo.

Se houver um Problema grave o Parlamento poderá votar uma moção de desconfiança ou censura contra o Primeiro-Ministro e se o parlamento aprova a moção o Ministério cai e o Primeiro-Ministro é demitido.

O Presidente ou Imperado começam, de novo, o processo de escolha de um novo nome, ouvindo as lideranças Parlamentares e o roteiro do voto de confiança se repetira.

O Presidente no regime Presidencialista, recebe um mandato fixo. Durante esse período pode governa bem ou mal mais nunca perdera o poder, a não ser em casos extremos. A nação lhe outorga esse poder para fazer o que quiser .

No Parlamentarismo não, o Chefe de Estado se torna uma especie de pai de todos, que fica fora das brigas politicas para com autoridade moral indica ao parlamento de acordo com as lideranças quem representara o povo como Chefe de Governo.

Se ele não tiver exito "cai" e outro Ministério é formado. O Presidencialismo é adotado em quase todos os Países da America.

O Parlamentarismo nascido na Grã-Bretanha é adotado em todos os países da Europa.

No Presidencialismo os partidos tendem a ser mais personalistas são contra ou a favor do Presidente. No Parlamentarismo, não. Os Partidos tendem a se identificar com os seus programas e se envolve em debates governamentais porque, a qual quer estante podem ocupa o poder,geralmente a oposição tem preparada uma equipe que com a queda do ministério assume o poder e ser bem- sucedida.

No Presidencialismo o presidente nunca entra no parlamento e os ministros só quando convocado. Já no Parlamentarismo o Primeiro-Ministro tem que comparecer toda semana ao Parlamento (Câmara dos Deputados) para ser questionado, interpelado, criticado responde as indagações e defender a politica governamental. Sendo que qual quer ministro pode se chamado para debate com o plenário da Câmara dos Deputados.


Assim o governo fica mais transparente porque pelo debate no parlamento toda a nação toma conhecimento dos problemas e capacidade do Ministério, explica, resolver ,discuti os problemas de interesse publico da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário